Demo

Julho Verde e Dia mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

No dia 27 de julho de 2014, durante o Congresso Mundial de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizado em New York, foi instituído o World Head and Neck Cancer Day, ou o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

 A criação deste dia tem por objetivo promover ações de prevenção da doença, educacionais a pacientes e profissionais da área da saúde, de diagnóstico precoce e medidas para evitar os maiores causadores das neoplasias da região, que são o tabaco e o uso excessivo de bebidas alcóolicas.

Por conta desse dia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, instituiu em 2015 o Julho Verde, que já no seu segundo ano, conseguiu um maior alcance junto a população e à mídia.

Durante todo o mês de Julho, o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, em conjunto com o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, promoveu ações com objetivo de alertar a população sobre os fatores de risco que levam ao câncer de cabeça e pescoço, além de orientar sobre o diagnóstico precoce.

Em comemoração a data, no dia 27/07, ocorreram palestras abertas no anfiteatro do Centro Hospitalar. O Dr. Rafael De Cicco, médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, explicou sobre os diversos tumores da região. Orientou os presentes sobre os fatores de risco (cigarro e álcool), e como realizar o autoexame do pescoço e da cavidade oral, uma vez que o diagnóstico precoce tem impacto na possibilidade de cura deste tipo de câncer. Foi explicado também sobre a importância das ações de prevenção e da atuação do departamento junto à Instituição. O Dr. Pablo Gabriel Ocampo Quintana, também médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, deu uma palestra sobre as doenças e tumores da tireoide, que causou muito interesse da plateia, uma vez que este tipo de doença afeta mais de 60% das mulheres no mundo, e o câncer de tireoide, atualmente é a quarta neoplasia mais frequente nas mulheres.

Acreditamos que nos próximos anos, mais ações como as realizadas neste mês possam ser executadas, com o objetivo de promover prevenção e diagnóstico precoce neste tipo de doença tão prevalente em nosso meio.

Dr. Rafael De Cicco

Médico do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo

 

01
002
3
4
5
6
7
8
1/8 

REDES SOCIAIS

fb   yt