I Simpósio de Mastologia do SOGM

O I Simpósio de Mastologia do SOGM do Instituto de Câncer Dr Arnaldo reuniu profissionais da área e discutiu temas de extrema relevância no tratamendo do câncer de mama

O I Simpósio de Mastologia SOGM do ICAVC aconteceu nesta sexta, 19 de outubro, e reuniu profissionais da área para uma manhã muito produtiva no Anfiteatro do Centro Hospitalar do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo.

Iniciando o evento, Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi, chefe do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, agradeceu a presença de todos e convidou o Sr. Antônio Martins da Silva Neto, presidente do ICAVC, para algumas palavras. O presidente se mostrou entusiasmado e desejou a todos que o conhecimento que haveria de ser transmitido seja de muito bom uso prático aos presentes.

A primeira aula técnica foi ministrada pelo membro fundador e atual membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, Prof. Dr. João Bosco Ramos Borges.

Falando sobre o panorama do câncer de mama no Brasil, destacou os principais pontos que envolvem a patologia nas várias regiões do país, bem como os agentes atuantes do diagnóstico e tratamento. “É importantíssimo associar a assistência e o processo de formação do conhecimento dos médicos da residência, ter-se um Simpósio que traga sempre a comunhão das ideias como esse. Uma excelente iniciativa do ICAVC, liderada pelo Dr. Carlos Elias Fristachi”, disse o doutor ao final do evento.

Seguindo a programação, o Prof. Dr. Luiz Henrique Gebrim, membro American Society of Breast Diseases e da Academia Paulista de Medicina, falou sobre a cirurgia de mama e axila, levando em conta as principais técnicas e casos frequentes. “Integrar discussões com médicos de diversas instituições é muito importante. Dessa forma contribuímos com o conhecimento dos mastologistas e com o bem estar e tratamento dos pacientes”, afirmou Gebrim.

Emanando conhecimento, agregaram muito aos já renomados mastologistas da plateia e também aos residentes, radiologistas e outros profissionais da saúde que participaram ativamente das aulas.

Entre aulas, as residentes do SOGM, Etienne de Albuquerque Bastos e Eveline de Abrantes de Silva, compartilharam casos com a mesa de discussão, composta pelo Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi, Prof. Dr. João Bosco Ramos Borges, Prof. Dr. Luiz Henrique Gebrim e Dr. Rodrigo Macedo da Silva, diretor clínico do ICAVC e médico adjunto SOGM.

Os casos foram mediados pelo Prof. Dr. Fabio Francisco Oliveira Rodrigues, médico assistente titular do SOGM e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Mastologia. Conversando entre as diversas formas de abordagens, os doutores traziam extenso conteúdo meritório à plateia.

Apoiando o evento, a CRYA Medicina Diagnóstica, com mais de 50 anos de mercado, também colaborou com prestigioso conhecimento das áreas de diagnóstico e prevenção. Representada pelo biomédico Rafael Souza, Prof. Dr. Eitan Naanam Berezin, Prof. Dr. Roberto Avritchir e pelas enfermeiras Angelina Helena Francisco e Edna S. Da Silva Costa, foi uma parceira de extrema importância na realização do I Simpósio de Mastologia SOGM.

Graças à união dos mais variados setores — Marketing, Humanização, TI, Nutrição e Dietética e Diretoria Técnica, representada pela Rose D’Abronzo, empenhados na produção deste evento, o evento pôde concluir com sucesso o objetivo de perpetuar valiosas informações sobre tópicos eminentemente cirúrgicos relacionados ao cotidiano da especialidade, com foco estritamente prático, através do debate interinstitucional associando teoria a casos clínicos selecionados.

Assista o vídeo do I Simpósio de Mastologia SOGM do ICAVC clicando aqui