Demo

I Encontro Paulista de CACONS e UNACONS

O I Encontro Paulista de CACONS e UNACONS realizado pelo Instituto de Câncer Dr. Arnaldo e apoiado pela ABIFICC aconteceu entre os dias 16 e 17 de Março, em São Paulo.

O Debate teve como tema principal “As dificuldades enfrentadas pelos hospitais paulistas especializados no cenário atual”.

Reuniu profissionais de saúde, gestores e prestadores, e pessoas envolvidas direta ou indiretamente no combate ao câncer, com o objetivo de gerar integração entre os diversos setores envolvidos nesta luta, para levantar ideias e debater sugestões, com a finalidade de aperfeiçoar a assistência ao paciente oncológico.

“As políticas públicas de saúde sempre foram o motivo de preocupação dos hospitais filantrópicos e o cenário se agravou com a possibilidade da retirada de imunidade fiscal prevista na reforma da Previdência. Por este motivo, achamos vital desenvolver este evento para debatermos o futuro de nossas instituições”, explica Pascoal Marracini, diretor do Instituto e presidente da ABIFICC.

O evento teve início às 18h e a primeira palestra foi ministrada pelo coordenador de doenças crônico degenerativo do Ministério da Saúde, Sandro Martins, que falou sobre os avanços e dificuldades para os hospitais de oncologia no tratamento do câncer. O Hospital de Câncer de Londrina e vice-presidente da ABIFICC, Mara Fernandes sob a ótica da prevenção do câncer. E, para fechar este bloco, a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz abordou o diagnóstico do câncer.

O segundo dia de evento começou com um debate sobre prevenção na Atenção Básica – Gestor e Usuários, com Luciana Holtz como palestrante e Mara Fernandes, Oncoguia, Rafael Kaliks, sobre diagnóstico e teve como coordenador o diretor administrativo do Hospital de Câncer de Muriaé, Sérgio Dias Henriques.

A programação seguiu com um debate sobre tratamento oncológico, com o coordenador de Gestão Especializada e Temática da Secretaria Municipal de Saúde, Jador Fernandes Júnior. O coordenador do debate foi o superintendente adjunto da Liga Norte Rio-grandense, Ricardo Curioso.

Na ocasião também foi apresentado o Simpósio Satélite Roche – “Como Construir um Protocolo Clínico de Qualidade”, com o Dr. Marcio Debiasi – Hospital do Câncer Mãe de Deus e Hospital S. Lucas da PUCRS, Porto Alegre/RS.

Ao final do evento, houve a entrega simbólica ao CES, SES e SMS da “Carta São Paulo” com as conclusões dos grupos de trabalho e suas sugestões dentro de cada eixo. “Esta ação é muito importante para os hospitais de oncologia, pois fortalece o contato do setor com as autoridades de saúde”, finaliza Pascoal.

Encontro_0
Encontro_1
Encontro_2
Encontro_3
Encontro_4
Encontro_5
Encontro_6
1/7 

REDES SOCIAIS

fb   yt