Demo
  • HOME
  • O INSTITUTO
  • Quem Somos

Missão:  Promover a saúde e bem estar do paciente oncológico; incentivar a pesquisa científica e qualificar profissionais da área.

Visão: Investimento tecnológico; trabalhar para a evolução profissional na área oncológica; buscar e ser reconhecido nacionalmente como centro de referência em oncologia; trabalhar na divulgação da imagem da instituição.

Valores

  • Preservar a história e a imagem da instituição; 
  • Excelência no atendimento humanizado; 
  • Ética e transparência; 
  • Trabalho em equipe de forma integrada; 
  • Valorização do paciente; 
  • Compartilhar conhecimentos; 
  • Reconhecimento e motivação dos colaboradores.

Breve História do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo

A primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer, o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, foi idealizada em 1920 pelo Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, então diretor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Este médico que se impressionou com o flagelo do câncer, iniciou um movimento a fim de arrecadar fundos para a criação de uma entidade que tratasse da doença, utilizando-se do radium e de outros métodos eletrofísicos e cirúrgicos para o tratamento da doença. Foi então formada uma comissão com membros da Sociedade de Medicina, os doutores Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, Oswaldo Pimentel Portugal e Raphael Penteado de Barros. Porém, apenas em cinco de novembro de 1929, o hospital conseguiu abrir suas portas, em terreno cedido pela Santa Casa de São Paulo, onde funciona até hoje. Desde então, não deixou mais de prestar este essencial serviço para a comunidade. O Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho não teve tempo suficiente para ver a concretização de sua obra, vindo a falecer no mesmo ano que se deu inicio ao projeto, em 1920. O setor de Ginecologia e Cirurgia foi o primeiro a começar a funcionar, chefiada pelo Dr. José Ayres Netto, que teve como assitentes, Pedro Ayres Netto (seu filho), Raul Vieira de Carvalho e outros. Na época, as cirurgias eram feitas na 1ª Enfermaria de Cirurgia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo e, somente em 1934, foi realizada nas novas instalações do próprio Instituto, a primeira cirurgia para retirada de um tumor de ovário. O Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem como objetivo: Estatutário. a) Promover o diagnóstico, a prevenção, a detecção e o tratamento do câncer; b) Incentivar investigações científicas relativas aos problemas do câncer e dos agentes empregados no seu tratamento; c) Promover cursos de especialização e aperfeiçoamento dentro de suas finalidades; d) Cooperar nas campanhas de combate ao câncer, com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Em consequência do seu excelente trabalho desenvolvido junto à comunidade, o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo foi considerado Utilidade Pública: Pelo Decreto Federal nº 1.146, de 13 de outubro de 1936; Pelo Decreto Estadual nº 10.794, de 9 de maio de 2000; Pelo Decreto Municipal nº 7.995, de 25 de fevereiro de 1969. Membro da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer - ABIFCC. O Insituto do Câncer Dr. Arnaldo é reconhecido com Entidade Beneficente de Assistência à Saúde através do CEBAS Nº SAS/MS:0204 de 28/02/2013.

Mais informações sobre o Dr. Arnaldo: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Vieira_de_Carvalho

REDES SOCIAIS

fb   yt